Aula 01: Raciocínio Lógico.

Algoritmos Não Computacionais

Algoritmo:
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

Fonte: Wikipédia

Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido. Por exemplo, quando precisa trocar uma lâmpada, você:

 Início
   Verifica se o interruptor está desligado;
   Procura uma lâmpada nova;
   Pega uma escada;
   Leva a escada até o local;
   Posiciona a escada;
   Sobe os degraus;
   Para na altura apropriada;
   Retira a lâmpada queimada;
   Coloca a lâmpada nova;
   Desce da escada;
   Aciona o interruptor;
     Se a lâmpada não acender, então:
         Retira a lâmpada queimada;
         Coloca outra lâmpada nova
     Senão
         Tarefa terminada;
   Joga a lâmpada queimada no lixo;
  Guarda a escada;
 Fim

Fonte:  Tecmundo

 Um algoritmo não computacional é um algoritmo cuja sequência de passos, a princípio, não pode ser executada por um computador. Abaixo é apresentado um algoritmo não computacional cujo objetivo é usar um telefone público.
Provavelmente você “executou” o algoritmo deste exemplo diversas vezes. O termo algoritmo está muito ligado à Ciência da Computação, mas, na realidade, ele pode ser aplicado a qualquer problema cuja solução possa
ser decomposta em um grupo de instruções.



Exemplo 1.1

Um outro exemplo típico de algoritmo é uma receita culinária, como no exemplo abaixo.

Exemplo 1.2
Algoritmo para fritar um ovo

1. Colocar um ovo na frigideira
2. Esperar o ovo ficar frito
3. Remover o ovo da frigideira


O algoritmo acima, no entanto, poderia ser mais detalhado e completo. Uma versão
mais aceitável seria:

Exemplo 1.3
Algoritmo para fritar um ovo

1. Retirar um ovo da geladeira
2. Colocar a frigideira no fogo
3. Colocar óleo
4. Esperar até o óleo ficar quente
5. Quebrar o ovo separando a casca
6. Colocar o conteúdo do ovo na frigideira
7. Esperar um minuto
8. Retirar o ovo da frigideira
9. Apagar o fogo



Apostilas:
  1. Clique aqui para ler um manual de utilização do ambiente de programação do Visualg 2.0, elaborado por Bruno Tonet. Este manual também está disponível (em 11.09.2007) em http://www.guanabara.info/saladeaula/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=64
  2. E clique aqui para ler uma apostila de Introdução aos Algoritmos, escrita por Bruno Tonet e Cristian Koliver, que utiliza o Visualg como linguagem. Esta apostila está disponível (em 11.09.2007) em http://hermes.ucs.br/carvi/cent/dpei/haklauck/algoritmos/Linguagem_Visualg2.0.pdf
Lógica no dia-a-dia
Exemplo:
  • Todo mamífero é um animal
  • Todo cavalo é um mamífero
  • Portanto, todo cavalo é um animal   
Exemplo:
  • Hoje é sábado
  • Todo sábado que não tem feriado tem aula
  • Hoje não é feriado:
  • Logo, hoje tem aula
 Exemplo:
  • Alexandre só ronca quando bebe
  • Alexandre só bebe quando sai
  • Alexandre sai todos os dias
  • Portanto, quando Alexandre ronca?
Exemplo:
  •  Exercício: Três jesuítas e três canibais
    precisam atravessar um rio; para tal dispõem
    de um barco com capacidade para duas
    pessoas. Por medida de segurança não se
    deve permitir que em nenhuma margem a
    quantidade de jesuítas seja inferior à de
    canibais. Qual a solução para efetuar a
    travessia com segurança, considerando que o
    barco não pode navegar vazio?
Resposta:
  1. Atravessar um jesuíta e um canibal para a margem B
  2. Voltar o jesuíta para a margem A
  3. Atravessar dois canibais para a margem B
  4. Voltar um canibal para a margem A
  5. Atravessar dois jesuítas para a margem B
  6. Voltar um jesuíta e um canibal para a margem A
  7. Atravessar dois jesuítas para a margem B
  8. Voltar um canibal para a margem A
  9. Atravessar dois canibais para a margem B
  10. Voltar um canibal para a margem A
  11. Atravessar dois canibais para a margem B
Exercício: Um agricultor precisa atravessar o
rio para transportar sua carga, que são dois
fardos de capim e um carneiro. O problema é
que ele só pode transportar uma coisa de
cada vez no seu pequeno barco. Pior ainda, se
ele deixar o carneiro e o capim juntos, o
carneiro vai comer o capim. Como fazer
então para que ele leve sua carga para a outra
margem sem prejuízo algum?

Resposta: Primeiro vai levar o carneiro para a
outra margem e deixará na margem de origem,
os dois fardos de capim. Em seguida ele voltará e
vai pagar um fardo de capim. Ele vai levar um
fardo para a margem de destino, lá onde está o
carneiro no momento. Ele então deixa lá um
fardo e traz o carneiro de volta. Então, ele deixa
o carneiro sozinho na margem de origem e leva
o outro fardo de capim para a margem de
destino. Finalmente ele volta e leva o carneiro.


Exercício: Torre de Hanói. Mover os três
discos de uma haste para outra,
considerando as seguintes regras: pode-se
mover apenas um disco de cada vez; nunca
pode ser colocado um disco maior sobre um
menor


FLUXOGRAMA
Fluxogramas e pseudocódigos são formas simples e diagramadas de código pronto. O objetivo de um fluxograma ou pseudocódigo é mostrar de antemão a lógica usada na solução de um problema (algoritmo).

Abaixo está uma tabela com as representações do fluxograma e o que são.
fluxograma: processo fluxograma: processo alternativo fluxograma: decisão fluxograma: dados
Processo Processo Alternativo Decisão Dados
fluxograma: processo pré-definido fluxograma: armazenamento interno fluxograma: documento fluxograma: vários documentos
Processo Pré-definido Armazenamento Interno Documento Vários Documentos
fluxograma: terminação fluxograma: preparação fluxograma: entrada manual fluxograma: operação manual
Terminação Preparação Entrada Manual Operação Manual
fluxograma: conector fluxograma: conector fora de página fluxograma: cartão fluxograma: fita perfurada
Conector Conector Fora de Página Cartão Fita Perfurada
fluxograma: somador fluxograma: ou fluxograma: agrupar fluxograma: classificar
Somador Ou Agrupar Classificar
fluxograma: extrair fluxograma: mesclar fluxograma: dados armazenados fluxograma: atraso
Extrair Mesclar Dados Armazenados Atraso
fluxograma: armazenamento de acesso sequencial fluxograma: disco magnético fluxograma: armazenamento de acesso direto fluxograma: exibir
Armazenamento de Acesso Sequencial Disco Magnético Armazenamento de Acesso Direto Exibir




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