Algoritmos Não Computacionais
Algoritmo:Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
Fonte: Wikipédia
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido. Por exemplo, quando precisa trocar uma lâmpada, você:
Início
Verifica se o interruptor está desligado;
Procura uma lâmpada nova;
Pega uma escada;
Leva a escada até o local;
Posiciona a escada;
Sobe os degraus;
Para na altura apropriada;
Retira a lâmpada queimada;
Coloca a lâmpada nova;
Desce da escada;
Aciona o interruptor;
Se a lâmpada não acender, então:
Retira a lâmpada queimada;
Coloca outra lâmpada nova
Senão
Tarefa terminada;
Joga a lâmpada queimada no lixo;
Guarda a escada;
Fim
Fonte: Tecmundo
Um algoritmo não computacional é um algoritmo cuja sequência de passos, a princípio, não pode ser executada por um computador. Abaixo é apresentado um algoritmo não computacional cujo objetivo é usar um telefone público.
Provavelmente você “executou” o algoritmo deste exemplo diversas vezes. O termo algoritmo está muito ligado à Ciência da Computação, mas, na realidade, ele pode ser aplicado a qualquer problema cuja solução possa
ser decomposta em um grupo de instruções.
Exemplo 1.1
Um outro exemplo típico de algoritmo é uma receita culinária, como no exemplo abaixo.
Exemplo 1.2
Algoritmo para fritar um ovo
1. Colocar um ovo na frigideira
2. Esperar o ovo ficar frito
3. Remover o ovo da frigideira
O algoritmo acima, no entanto, poderia ser mais detalhado e completo. Uma versão
mais aceitável seria:
Exemplo 1.3
Algoritmo para fritar um ovo
1. Retirar um ovo da geladeira
2. Colocar a frigideira no fogo
3. Colocar óleo
4. Esperar até o óleo ficar quente
5. Quebrar o ovo separando a casca
6. Colocar o conteúdo do ovo na frigideira
7. Esperar um minuto
8. Retirar o ovo da frigideira
9. Apagar o fogo
Apostilas:
- Clique aqui para ler um manual de utilização do ambiente de programação do Visualg 2.0, elaborado por Bruno Tonet. Este manual também está disponível (em 11.09.2007) em http://www.guanabara.info/saladeaula/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=64
- E clique aqui para ler uma apostila de Introdução aos Algoritmos, escrita por Bruno Tonet e Cristian Koliver, que utiliza o Visualg como linguagem. Esta apostila está disponível (em 11.09.2007) em http://hermes.ucs.br/carvi/cent/dpei/haklauck/algoritmos/Linguagem_Visualg2.0.pdf
Exemplo:
- Todo mamífero é um animal
- Todo cavalo é um mamífero
- Portanto, todo cavalo é um animal
- Hoje é sábado
- Todo sábado que não tem feriado tem aula
- Hoje não é feriado:
- Logo, hoje tem aula
- Alexandre só ronca quando bebe
- Alexandre só bebe quando sai
- Alexandre sai todos os dias
- Portanto, quando Alexandre ronca?
- Exercício: Três jesuítas e três canibais
precisam atravessar um rio; para tal dispõem
de um barco com capacidade para duas
pessoas. Por medida de segurança não se
deve permitir que em nenhuma margem a
quantidade de jesuítas seja inferior à de
canibais. Qual a solução para efetuar a
travessia com segurança, considerando que o
barco não pode navegar vazio?
- Atravessar um jesuíta e um canibal para a margem B
- Voltar o jesuíta para a margem A
- Atravessar dois canibais para a margem B
- Voltar um canibal para a margem A
- Atravessar dois jesuítas para a margem B
- Voltar um jesuíta e um canibal para a margem A
- Atravessar dois jesuítas para a margem B
- Voltar um canibal para a margem A
- Atravessar dois canibais para a margem B
- Voltar um canibal para a margem A
- Atravessar dois canibais para a margem B
rio para transportar sua carga, que são dois
fardos de capim e um carneiro. O problema é
que ele só pode transportar uma coisa de
cada vez no seu pequeno barco. Pior ainda, se
ele deixar o carneiro e o capim juntos, o
carneiro vai comer o capim. Como fazer
então para que ele leve sua carga para a outra
margem sem prejuízo algum?
Resposta: Primeiro vai levar o carneiro para a
outra margem e deixará na margem de origem,
os dois fardos de capim. Em seguida ele voltará e
vai pagar um fardo de capim. Ele vai levar um
fardo para a margem de destino, lá onde está o
carneiro no momento. Ele então deixa lá um
fardo e traz o carneiro de volta. Então, ele deixa
o carneiro sozinho na margem de origem e leva
o outro fardo de capim para a margem de
destino. Finalmente ele volta e leva o carneiro.
Exercício: Torre de Hanói. Mover os três
discos de uma haste para outra,
considerando as seguintes regras: pode-se
mover apenas um disco de cada vez; nunca
pode ser colocado um disco maior sobre um
menor
FLUXOGRAMA
Fluxogramas e pseudocódigos são formas simples e diagramadas de código pronto. O objetivo de um fluxograma ou pseudocódigo é mostrar de antemão a lógica usada na solução de um problema (algoritmo).
Abaixo está uma tabela com as representações do fluxograma e o que são.
Processo | Processo Alternativo | Decisão | Dados |
Processo Pré-definido | Armazenamento Interno | Documento | Vários Documentos |
Terminação | Preparação | Entrada Manual | Operação Manual |
Conector | Conector Fora de Página | Cartão | Fita Perfurada |
Somador | Ou | Agrupar | Classificar |
Extrair | Mesclar | Dados Armazenados | Atraso |
Armazenamento de Acesso Sequencial | Disco Magnético | Armazenamento de Acesso Direto | Exibir |
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